Conselho Regional De Medicina Do Estado De São Paulo

· 3 min read
Conselho Regional De Medicina Do Estado De São Paulo

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos. Sendo assim, quem opta por essa área pode prestar atendimento ambulatorial, em consultório, pode atuar na emergência ou como hospitalista . Trabalhando na prevenção, diagnóstico e no esquema terapêutico não cirúrgico dos pacientes. Diferente do que muita gente pensa, o clínico geral não é um médico sem especialização. A Clínica Geral, ou Medicina Interna, como é conhecida aqui no Brasil, é na verdade uma especialidade. Recomenda-se que esse médico permaneça algum tempo sob supervisão, a fim de adquirir experiência que admita prática segura para o paciente.

  • Também é comum que este profissional seja o médico de confiança de famílias e as acompanhe durante anos ou até mesmo por toda a vida, sendo uma espécie de “consultor” e conhecendo o histórico destas pessoas.
  • Caroline Caldeira, coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clínicas.
  • Como dissemos no começo deste texto, de certa forma, o médico especialista em clínica médica é o primeiro contato que deveríamos ter antes de buscarmos ajuda de algum especialista.
  • Depressão – caracterizada como um distúrbio mental que traz tristeza profunda, sensação de “falta de sentimento” e angústias.
  • Muita gente, principalmente os mais velhos, costumam se referir a esse profissional como médico da família, pois o normal é que acompanhe a pessoa durante toda vida solicitando exames periódicos para diagnóstico prévio de possíveis doenças.
  • Assim, quem gosta de atuar com um pouco de tudo, vai gostar muito de ser clínico geral.


Quando se diz que esse especialista aborda “todas as queixas não cirúrgicas”, parece muita coisa. O dr. Victor Hugo Galvão, clínico geral que atua no consultório, emergência e ambulatório de hospitais da Rede D’or do Recife, explica que é mais fácil excluir o que a área não abrange. Já aconteceu de você passar por vários médicos, sair com uma lista enorme de remédios e, mesmo assim, não conseguir tratar o seu problema? Entenda o que o clínico geral estuda, quais são as doenças que ele pode tratar e quando o procurar. O cuidado preventivo é de extrema importância, pois um paciente que faz visitas periódicas a um clínico geral tem maior possibilidade de descobrir precocemente caso ocorra alguma doença. No entanto, o tratamento se limita aos casos de baixa complexidade, deixando os complexos para colegas de outras especialidades.


Avaliação Pré-operatória


Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 55 mil médicos e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu email. Sem dúvida, essa é uma dúvida comum da população e que pode confundir até mesmo os profissionais da área na hora de definir sua especialidade médica.   https://bit.ly/3KedPqO , no Brasil, toda essa vivência fazia parte do conteúdo da residência de clínica médica.

Nossas Especialidades



Médicos clínicos gerais podem tratar doenças como obesidade; hipertensão; diabetes; osteoporose; deficiência de vitaminas; sensação de cansaço e fadiga e infecções e poderão acompanhar o paciente ao longo da vida.  giba nariz  o dr. Ronei Vargas, clínico geral na Medcenter, buscar a ajuda de um clínico geral é ideal para os momentos em que o paciente sente mal-estar ou dor desconhecida, sem que haja urgência para atendimento hospitalar.  para ver acesse  casos, o atendimento ambulatorial é indicado para a investigação de sintomas e tratamento.

Brasil



Por fim, o clínico precisa fazer o devido registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Portanto, quando se tem dúvida sobre algo que não está bem em relação à saúde, o paciente recorre a um clínico geral. Durante o primeiro ano, é necessário participar de pesquisas clínicas e da produção de trabalhos científicos. Ao final dessa primeira etapa, o aluno deve dominar a anamnese e o exame clínico geral.