Veja As 55 Especialidades Médicas E 59 Áreas De Atuação

· 2 min read
Veja As 55 Especialidades Médicas E 59 Áreas De Atuação

A Geriatria é um especialidade interessante, que tem atraído cada vez mais estudantes. Afinal, ela trata os problemas relacionados ao envelhecimento e o nosso país e a expectativa é que daqui a quatro anos o Brasil seja o 6° país com mais idosos no mundo. É responsável  pelo atendimento inicial e o paciente apresenta inúmeros sinais e sintomas que precisam ser investigados a fundo. Por esta razão, abaixo você pode conferir mais sobre os principais campos de atuação no Brasil  e começar a avaliar os planos da sua carreira.



  • Memed.saude Usamos a tecnologia para promover uma saúde que aproxima, integral e humanizada.
  • Além disto, você terá um resumo de cada especialidade médica ou área, formas de acesso à especialização, seja pela Residência Médica, através da Comissão Nacional de Residência Médica ou pela Prova de Títulos da AMB.
  • Especialidade cirúrgica que contribui para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças neurológicas.
  • Isso é fundamental para o desenvolvimento contínuo de sua capacidade de discernimento.
  • O curso de Fisioterapia forma profissionais capacitados para oferecer atendimentos personalizados.


A Fisiologia é a matéria em que o aluno aprenderá como ocorre o funcionamento do corpo humano. Ou seja, quais são as reações e os estímulos para que determinadas ações e atividades aconteçam.  Em cada sistema há funções particulares para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo.

Conheça A Relação De Especialidades Médicas Reconhecidas Pelo Cfm


Para atuar nessa área, o profissional deve, desde a faculdade, gostar de ajudar as pessoas e ter interesse na saúde e bem-estar geral da população. Afinal, precisará focar tanto nos tratamentos de doenças quanto na promoção de bons hábitos. O médico cardiologista é o especialista nas doenças do coração e seu sistema circulatório,  rinoplastia nariz inchado  o diagnóstico e promovendo o tratamento.



Essa é uma das carreiras com piso salarial mais alto, de cerca de R$ 7.518. Além disso, como já explicamos aqui no blog, existem as especialidades de acesso direto , e as especialidades que exigem, como pré-requisito, uma formação anterior em outra especialidade . Portanto, para atuar em alguma área da Medicina, é necessário possuir título de especialista, já que as áreas de atuação são subespecialidades. Nos Estados Unidos, a diferença entre medicina interna, medicina de família e emergencista sempre foi clara, sendo inclusive especialidades diferentes.


Independente da área escolhida, para estar bem posicionado no mercado é preciso buscar diferenciais competitivos e a tecnologia tem se mostrado uma ótima aliada do profissional da área da saúde nesse sentido. A duração das residências médicas varia de acordo com a especialidade escolhida. Agora, você tem noção de quantos tipos de Medicina existem com base nas diversas especializações. O próximo passo é avaliar tanto as opções mais concorridas quanto as especialidades menos conhecidas no Brasil, a  fim de encontrar aquela que melhor representa o seu futuro na área. Para seguir nessa carreira, é preciso fazer residência em Cirurgia Geral e, depois, especializar-se em Cirurgia Plástica.